terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sri Mangala-Gitam

 
Sri Mangala-Gitam
Sri Jayadeva Gosvami

Refrão: radhe krsna govinda gopala nanda-dulala yasoda-dulala
jaya jaya deva! hare

srita-kamalakuca-mandala! dhrta-kundala! e
kalita-lalita-vanamala! jaya jaya deva! hare (1)

Ó Você que Se abriga aos seios de sarva-laksmi-mayi Srimati Radhika! Ó Você que usa brincos em forma de peixe e uma encantadora guirlanda de flores silvestres! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

dina-mani-mandala-mandana! bhava-khandana! e
muni-jana-manasa-hamsa! jaya jaya deva! hare (2)

Ó Você que é o ornamento supremo de todo o sistema solar! Ó Você que corta os liames do mundo material! Ó cisne que vaga deliciosamente pelo lago das mentes dos sábios pensativos! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

kaliya-visa-dhara-ganjana! jana-ranjana! e
yadu-kula-nalina-dinesa! jaya jaya deva! hare (3)

Ó subjugador da arrogância de Kaliya e encantador dos Vrajavasis! Ó Você que é o sol que faz as flores de lótus da dinastia Yadu desabrochar! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

madhu-mura-naraka-vinasana! garudasana! e
sura-kula-keli-nidana! jaya jaya deva! hare (4)

Ó destruidor dos demônios Madhu, Mura e Naraka! Ó Você que monta em Garuda! Ó causa original do deleite dos semideuses! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

amala-kamala-dala-locana! bhava-mocana! e
tri-bhuvana-bhavana-nidhana! jaya jaya deva! hare (5)

Ó Você, Cujos grandes olhos são como imaculadas pétalas de lótus e que libera as almas do mundo material! Ó fundamento de todos os três mundos! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

janaka-suta-krta-bhusana! jita-dusana! e
samara-samita-dasakantha! jaya jaya deva! hare (6)

Ó Você que na Rama-lila foi ornamentado pela filha de Janaka, que conquistou o demônio Dusana e derrotou Ravana das dez cabeças na batalha! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

abhinava-jaladhara-sundara! dhrta-mandara! e
sri-mukha-candra-cakora! jaya jaya deva! hare (7)

He Syamasundara, Sua beleza é como a de uma nuvem fresquinha carregada de chuva! Ó Você que soergueu a montanha Giriraja (Montanha Mandara)! Ó pássaro cakora, Você está enamorado pela lua do rosto de Srimati Radhika! Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

tava carane pranata vayam iti bhavaya e
kuru kusalam pranatesu jaya jaya deva! hare (8)

Ó Prabhu, Você remove as tribulações de Jayadeva! Nós, devotos que caímos aos Seus pés, imploramos que por favor nos conceda auspiciosidade.

sri-jayadeva-kaver idam kurute mudam
mangalam-ujjvala-gitam jaya jaya deva! hare (9)

He Deva! Que esta brilhantemente resplandecente canção auspiciosa, composta pelo poeta Jayadeva, sempre traga prazer a Você e também aos Seus devotos que a cantam e ouvem. Deva! Hare! Todas as glórias a Você!

Um comentário:

  1. lindo site, muito últil. Haribol didi, obrigado por se esforçar para que muitos outros possam ter a seu dispor tanta riqueza. Feliz Natal..Hare Krsna

    kmd

    ResponderExcluir